A Pós-Graduação como diferencial na carreira do profissional de Enfermagem

Se uma especialização agrega valor às mais diversas carreiras, na da enfermagem torna-se ingrediente essencial, visto que na área da saúde a educação continuada é uma exigência do mercado. “O mercado está cada vez mais exigente em relação à seleção dos profissionais, procurando enfermeiros especializados para atuar nas mais diversas frentes”, explica Irineu Cesar Panzeri Contini, coordenador do curso de graduação em Enfermagem e professor da Pós-Graduação, na mesma área, da Universidade de Sorocaba (Uniso).
Contini afirma que a pós-graduação nas diversas áreas da Enfermagem apresentada pela Uniso se destaca na Região, por oferecer prática dentro de unidade hospitalar. “O pós-graduando da Uniso vai realmente conhecer a atividade que estuda, tendo contado com profissionais experientes”, conclui.
O professor também alerta aos profissionais que desejam atuar em hospitais que praticamente todas as instituições estão exigindo que o enfermeiro, se ainda não possuir especialização, precisa estar cursando uma pós para buscar uma colocação.

Cursos de pós-graduação da Uniso na área da saúde
Os cursos de pós-graduação em Enfermagem da Uniso cobrem um espectro bastante amplo e estão entre as especialidades mais procuradas pelo mercado. O futuro aluno pode escolher entre Enfermagem de Urgência e de Emergência; Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto ou Neopediátrica; Enfermagem em Centro Cirúrgico e em Central de Material de Esterilização; e Enfermagem em Oncologia.
“Estamos desenvolvendo a curso de pós-graduação em Obstetrícia, que deve ser iniciado no segundo semestre, realizando todas as adequações para seguir as resoluções do MEC e a resolução 389, de 2011, do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem)”, explica Contini. “Ao longo da especialização o aluno deverá realizar 15 consultas de enfermagem pré-natais, ter no mínimo 20 partos com acompanhamento completo do trabalho de parto ao pós-parto, e no mínimo quinze atendimentos ao recém-nascido na sala de parto”, detalha o coordenador do curso.

Possibilidade de aprofundar conhecimento e trocar experiências
Para o professor Irineu, o motivo mais importante que leva um enfermeiro a se especializar é o de se atualizar e de aprofundar seus conhecimentos. Mas a troca de experiências entre profissionais também serve de incentivo.
“O aluno vai ter possibilidades de manter novos contatos quando ele estiver fazendo a pós-graduação e irá experimentar uma vivência como outros profissionais que talvez tenham os mesmos ideais, possibilitando uma troca rica de informações”, analisa.