Programa de Pós-Graduação da Uniso atrai empresária
Programa de Pós-Graduação da Uniso foi a alternativa encontrada pela contadora e empresária Denise Meira para reposicionar a empresa familiar no mercado. O Planejamento Estratégico de Marketing foi definido a partir de pesquisa e de avaliação da visão, da missão e dos valores institucionais.
Empresária usa programa de Pós-Graduação da Uniso para posicionar a própria empresa
Assumir a gestão da empresa da família, que fora pioneira ao iniciar atividades no segmento em 1988, foi o motivo que levou a contadora e empresária Denise Meira a fazer pós-graduação na Uniso. “Quando iniciei a pós já estava à frente dos negócios, mas eu queria mais, vi no Marketing uma oportunidade de melhorar a minha empresa”, conta.
A empresa Center Motos, instalada em Votorantim, foi ao mesmo tempo campo de pesquisa para a pós-graduação e ocupou a posição de cliente para o desenvolvimento do Planejamento Estratégico de Marketing.
Planejamento Estratégico de Marketing para reposicionar a empresa
Focada em encontrar o caminho para retomar a posição de destaque que a empresa da família possuía quando foi inaugurada, Denise Meira encontrou na volta aos estudos uma alternativa segura para compreender o que é Marketing, conhecer ferramentas e iniciar a aplicação prática.
Para elaborar o Planejamento Estratégico de Marketing, a pós-graduada iniciou a análise da visão, da missão e dos valores institucionais da Center Motos, empresa de peças e acessórios para motos localizada em Votorantim.
Partindo da visão pretendida, de ser uma empresa reconhecida e admirada pelo consumidor, buscando inovação nas suas vendas, com base na ética e crescimento, Denise Meira dedicou atenção especial para o pós-venda, que pode ser atendida por meio de ferramentas como redes sociais. “As redes sociais têm o poder de manter proximidade com o cliente, além de serem ferramentas fácies de serem gerenciadas e existir um troca direta de experiências entre empresa e consumidor”, explica Meira.
E é no pós-venda preocupado com a satisfação do cliente que está uma das principais ferramentas a serem utilizadas no Planejamento Estratégico de Marketing para fidelizar o consumidor. “Consumidores fidelizados provavelmente compram de você e não da concorrência”, explica Meira.
Como entender o que o Consumidor Pensa
Durante a pós-graduação em Marketing, a própria empresa da contadora foi utilizada como campo de pesquisa, justamente para que pudesse elaborar o Planejamento Estratégico de Marketing para a Center Motos.
A pesquisa Net Promoter Score (NPS), uma metodologia que avalia o quão “recomendável” é a empresa avaliada, foi aplicada com amostragem por conveniência, entrevistando os clientes que estavam ao alcance da pesquisadora e disponíveis para responder o questionário.
O resultado apurado apontou que a empresa deveria dar atenção à pontualidade no atendimento e facilitar o contato entre empresa e clientes da Center Motos.