Ainda desconhecido no Brasil, um método relativamente recente, o Marte Meo, poderá se tornar uma ferramenta eficiente para os psicoterapeutas no apoio ao desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e emocionais na primeira infância. O apontamento é feito pela especialista Lucilene Wolf em seu trabalho de conclusão da Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional pela Universidade de Sorocaba (Uniso).
Desenvolvido na Holanda no final dos anos 70, por Maria Aarts, o principal objetivo do Marte Meo é promover o desenvolvimento social, emocional e comunicativo por meio do fortalecimento da autoconfiança da criança. Ele utiliza o que se chama de “a eficiência das imagens”, ao analisar filmes da interação entre profissionais e outros adultos em atividades com a própria criança.
“Através da estratégia de analisar filmes juntamente com familiares ou profissionais e mostrar de forma concreta onde eles podem atuar, auxiliar e fortalecer cada criança individualmente, pode-se obter significativas transformações na vida de todos os envolvidos”, afirma Lucilene, que conheceu o método quando atuou como professora de educação infantil na Alemanha, país onde também tem reconhecido o diploma de Pedagogia, que obteve em sua formação pela Uniso. O conhecimento veio do magistério e da experiência na criação da própria filha.
Para que servem os filmes?
São usados para observar os comportamentos, as ações e reações dos indivíduos em situações do dia a dia, incluindo a interação com grupos ou profissionais.
O registro de reações diversas por meio da filmagem, como as expressões faciais, é ainda mais importante para o trabalho com crianças que ainda não têm desenvolvida a habilidade de se expressar pela fala, incluindo os bebês e as crianças na primeira infância.
Marte Meo-3W-Sistema Consultivo
As irmãs Maria Aarts e Josie Aarts criaram o sistema consultivo 3W para auxiliar psicopedagogos e demais profissionais na aplicação do método.
Três perguntas orientadoras devem ser feitas na sequência e respondidas para se alcançar o resultado desejado:
1 – Wann: quando se pode fazer? Define o momento exato em que os pais ou profissionais podem dar apoio.
2 – Was: o que se pode fazer? Apresenta as informações concretas da ação a ser implementada.
3 – Wozu: para que se deve fazer? Explica o significado do apoio e como isso beneficiará a criança, o professor, o adulto, ou seja, a pessoa em relação ao objetivo ou questão. Fonte: https://martemeobrasil.com.br/