Empresas e prestadores de serviços que queiram se manter à frente em seus respectivos segmentos encontrarão no Marketing de Conteúdo uma de suas principais ferramentas para atingir o objetivo, segundo Fernando Moraes, professor do curso de MBA em Marketing da Uniso.
Marketing de conteúdo pode ser essencial na estratégia empresarial
“Gerir Marketing de Conteúdo e desenvolver ações que usem o Marketing de Conteúdo se tornou uma estratégia comprovadamente eficiente para as empresas e profissionais liberais que desejam conquistar o mercado e nele se manter”, a avaliação é de Fernando Moraes, jornalista e professor do curso de MBA em Marketing da Uniso.
Segundo o professor, o Marketing de Conteúdo se uma forma de relacionamento, desde o momento em que o cliente em potencial é atraído pela marca até o instante em que efetiva a compra ou o contrato. “Até mesmo no pós-venda o Marketing de Conteúdo é utilizado para gerar novas oportunidades de negócios”, conclui.
“Quais as informações que são levadas em consideração atualmente? São aquelas que o interessado encontra no local em que confia. Já não é mais a informação publicada pela grande imprensa ou pelos veículos tradicionais de comunicação. Então disponibilizar conteúdo se tornou um caminho eficiente para ingressar no mercado e nele se manter”, conclui.
Qual o papel do conteúdo?
O conteúdo está disponível na internet e pode vir em diferentes formatos. Pode aparecer como um texto, como vídeo, como foto. “É esse conteúdo que vai criar o ambiente propício para as próximas ações necessárias até que se alcance o objetivo inicial”, explica.
“A ligação entre o acesso ao conteúdo e a realização do objetivo traçado pelo fornecedor pode ser algo muito rápido, como a aquisição de um sapato pela própria internet”, esclarece. “Também pode ser uma ação que leve à fidelização de um cliente a uma determinada marca. Nas redes sociais há inúmeros exemplos da oferta de conteúdo com objetivo claro de fidelizar o cliente”.
Posicionamento da marca
Para Fernando Moraes, dificilmente uma empresa que não disponibiliza conteúdo rico, relevante e atual conseguirá êxito. “O Marketing de Conteúdo é utilizado, entre outras coisas, para educar o mercado, criando o ambiente que favoreça o posicionamento da marca por meio do conteúdo disponibilizado na internet”.
O conteúdo é tão importante, na visão de Fernando Moraes, que ele fornece ao consumidor praticamente todas as informações que ele busca para tomar uma decisão. “Atualmente, o consumidor ao procurar determinado modelo de smartphone em uma loja, tem mais informações do produto que o próprio vendedor. Ele já pesquisou através de diversas modalidades de conteúdo disponíveis e chega ao ponto de venda com a decisão tomada, em função das informações que possui”, explica.