Quem está à procura de uma pós-graduação se depara, muitas vezes, com os termos lato sensu e MBA. Mas, afinal, existe diferença entre eles? O que é uma pós-graduação lato sensu e quem deve optar por ela?
Segundo o MEC, a pós-graduação lato sensu compreende programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). A modalidade lato sensu é indicada para o profissional que busca atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos técnicos e científicos de sua área específica de atuação.
O que é MBA?
Master Business Administration, ou MBA, como se popularizou o termo muito difundido nos Estados Unidos, é um modelo voltado para negócios, com o foco nas áreas de negócios, gestão empresarial e liderança.
Destinado a profissionais graduados nas mais diferenciadas áreas, o MBA é indicado para aquele que busca conhecimento na gestão profissional, sendo ideal para quem vai assumir cargo de liderança ou para quem está gerindo o próprio negócio.
O que é Especialização?
É a modalidade de pós-graduação lato sensu que leva o aluno a aprimorar seus conhecimentos em uma área específica, dentro do seu campo de atuação. Por meio da especialização, o profissional pode alcançar domínios diante das mais variadas abordagens, identificando soluções práticas relacionadas às temáticas abordadas.
Pós lato sensu ou MBA?
A escolha depende do objetivo do aluno. Se o objetivo é se aprofundar na área de trabalho, escolha a pós-graduação lato sensu. Se o intuito for o de gerir equipes ou negócios, ou assumir postos de comando, opte pelo MBA.