A especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica é uma alternativa bastante interessante para os profissionais da área de saúde, porque abre espaço em dois campos distintos de atuação. A explicação é da professora Sheilla Siedler Tavares, da Pós-Graduação da Universidade de Sorocaba (Uniso).
Esse curso de especialização fornece formação para profissionais que irão atuar com pessoas de zero até 18 anos incompletos, e em um ambiente de interdisciplinaridade.
Quem é o paciente da Unidade de Cuidado Intensivo Neonatal
Os enfermeiros e a equipe de enfermagem que atuam em Unidade de Cuidado Intensivo Neonatal (UCIN) cuidam de recém-nascidos que, por alguma eventualidade e/ou necessidade já conhecida na vida intrauterina, precisaram de intervenções para sua sobrevivência.
É considerado período neonatal aquele compreendido entre 0 e 27 dias de vida.
São bebês que nasceram e sequer foram para seus lares, pois saíram direto da sala de parto para a UCIN.
O tempo de permanência do paciente pode variar de horas a meses, mas uma coisa é fundamental para o seu restabelecimento e para a formação do elo entre seus familiares: o fortalecimento do vínculo mãe-pai-bebê.
Para o cuidado seguro, se faz necessário uma equipe interdisciplinar especializada em cuidados intensivos neonatais e em cuidado centrado à família, pois o contexto do bebê envolve a estrutura familiar.
Quem é o paciente da Unidade de Cuidado Intensivo Pediátrica (UCIP)
Os enfermeiros e a de enfermagem que atuam em Unidade de Cuidado Intensivo Pediátrica (UCIP) cuidam de crianças de 0 a 12 anos, com a possibilidade de cuidar de adolescentes até 17 anos, ou 18 incompletos, dependendo da rotina nos serviços de saúde.
São crianças, ou em alguns casos adolescentes, que, por alguma eventualidade precisam, de cuidados intensivos e especializados para seu reestabelecimento.
O tempo de permanência dependerá da gravidade e complexidade do quadro clínico.
Assim como na unidade neonatal, a assistência envolve o paciente e a família, além de exigir para tanto uma equipe multidisciplinar
Profissional precisa ser especialista
“Enfermeiros e enfermeiras que tenham como objetivo trabalhar em UCIN ou UCIP precisam ser especialistas na área”, explica Sheilla Tavares.
Ela acrescenta que os serviços de saúde podem ter UCIN ou UCIP, ou ambas em sua estrutura assistencial. “Em ambos, neonatal ou pediátrico, a disciplina do cuidado intensivo de enfermagem inclui cuidado direto do enfermeiro à beira leito, o desenvolvimento da assistência especializada de forma segura, a competência contínua e o desenvolvimento profissional. “Eventualmente, lidamos com as mortes que podem ocorrer. Trabalhamos com as famílias nesse momento de perda. Porém, a maior parte dos nossos pacientes, sejam neonatos, crianças ou adolescentes, se reestabelecem e retomam seu contexto familiar”, finaliza.