Sabe aquela TV 8K, de última geração, com 75 polegadas? Você foi ao shopping para vê-la de perto? Gostou do que viu? Apreciou a tecnologia? Respondeu sim para tudo, mas não levou pra casa. Esperou ficar em frente a um computador ou usou o smartphone para adquiri-la pela internet. “Esse é praticamente o nosso padrão atual de consumo: as lojas físicas de produtos, por exemplo, estão se tornando verdadeiros show rooms, com o acesso do público ao objeto de desejo, mas a compra é posterior, fora daquele local e realizada por internet”, explica Daniel Antonucci, professor do curso de MBA em Marketing da Uniso.
E para chegar ao efetivo fechamento do negócio, é fundamental o Marketing Digital.
O que é Marketing Digital?
Expressão que caiu no domínio comum como se fosse algo de realização automática, é uma ferramenta que exige conhecimento técnico e planejamento para que gere os efeitos desejados, alerta o professor.
Segundo Daniel, Marketing Digital é um conjunto de estratégias e de ações executadas de maneira online, com o objetivo de gerar novos negócios.
“Antes de iniciar qualquer disponibilização ou abordagem online, é preciso planejar todas as ações e determinar quais ferramentas serão utilizadas para atingir o objetivo”, esclarece. Dentre as ferramentas disponíveis, poderão ser utilizadas mídia social, inbound marketing, mídia paga e micro influenciadores.
Identificar o público-alvo é o primeiro passo Daniel explica que o primeiro passo para planejar o Marketing Digital é identificar o público-alvo, com seus pontos de interesse e as dificuldades existentes em atingi-lo. Só depois de identificado o público é possível definir estratégias e ações. Umas das principais ações é a geração de lead qualificado para equipes de venda, por exemplo.