ÉTICA E DEMOCRACIA GANHAM DESTAQUE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA DA UNISO

O que é Ética? O que é Democracia? Os temas que tanto permeiam as discussões em todos os cantos, nas mais diversas nações e utilizando todas as vias midiáticas, inclusive as digitais, saltou para dentro da sala de aula da Pós-Graduação, nos dois cursos da área de Psicopedagogia da Uniso.

“O aluno de pós-graduação já vem com conceitos formados do que é Ética e do que é Democracia para o curso. A partir daí vamos discutir, debater e aprofundar os temas”, explica Roger dos Santos, professor de História, especialista em História, Sociedade e Cultura, mestre em Comunicação e Cultura pela Uniso e doutorando em Educação.

O que o pós-graduando ganha com o curso?

De acordo com o professor, a existência da disciplina versando sobre Ética e Democracia faz com que o pós-graduando pense sobre os dois temas, que muitas vezes acredita trazer consigo entendimentos prévios antes do início das atividades.

“O objetivo é enriquecer o repertório desses especialistas para atuar nas suas áreas, sejam eles voltados para a clínica ou para o segmento institucional. São informações que ajudam a entender melhor a dinâmica das relações atuais”, acrescenta Roger dos Santos.

Como se desenvolve o aprendizado?

O módulo Ética e Democracia é distribuído em 24 horas/aula, portanto seu conteúdo transborda o previsto para sala de aula e usa como aplicação prática a leitura crítica de obras de cinema.

“Os pós-graduandos têm que ler os textos sugeridos para ir além e para desenvolver o conhecimento proposto. Mas o mais interessante é a comparação do que se aprende em sala de aula com produções cinematográficas enquanto metáforas do que se tem em bibliografia, que fazem parte do programa”, explica Roger dos Santos. “A experiência é muito interessante. Mesmo alunos que já assistiram a um ou outro filme do programa experimentam uma percepção diferenciada de ler e compreender um pouco melhor a visão de um ou outro pensador utilizado no curso”, conclui.