Criar, desenvolver e gerenciar uma equipe de alta performance. Possuir e desenvolver as competências nomeadas é uma das maiores exigências do mercado em todos os segmentos. Elas são abordadas academicamente e praticadas durante o curso Criando Equipes de Alta Performance, que faz parte do MBA em Liderança e Gestão de Equipes da Universidade de Sorocaba (Uniso), ministrado pelo professor doutor Flávio Bressan.
O professor explica que, no atual ambiente de negócios, o perfil da ação gerencial foi totalmente alterado, e as pessoas que compõem um time ganham mais autonomia, portanto, torna-se fundamental desenvolver as competências de criação, desenvolvimento e gerenciamento de uma equipe de alta performance.
Quais as principais capacidades abordadas no MBA da Uniso:
Para Bressan, há três competências que o profissional precisa incorporar no seu perfil para gerir uma equipe de alta performance.
A primeira é a competência para fazer perguntas que estimulam o debate e o diálogo. “Muitas vezes, a pergunta já vem com uma crítica, que imediatamente inibe o receptor. A partir desse instante, em vez de obter um retorno, o emissor faz com que o membro da equipe se feche”, conta o professor.
Ouvir com compreensão, por meio da escuta ativa, é a segunda capacidade. É ela que garante para o gestor que o membro da equipe compreendeu a mensagem e que ele (gestor) foi compreendido.
“O conceito de ouvir ativamente é um diferencial. Ele deriva da Terapia Centrada no Cliente, de Carl Rogers. Quando o receptor se sente ouvido e compreendido, se sente amparado e acolhido. A comunicação se torna mais eficiente e o emissor pode atingir o seu objetivo. Esse é o motivo pelo qual o gestor da equipe de alta performance precisa sinalizar para o outro que realmente entendeu, o que foi dito”, explica Bressan.
Por fim, aparece a competência para dar e receber feedback. Assim como em outras relações humanas, é fundamental que o gestor de equipes de alta performance informe ao outro como o seu comportamento impacta o próprio gestor e a equipe, e receba informações sobre o impacto de seu comportamento sobre o time.
A evolução na gestão de pessoas
“Uma equipe de alta performance é aquela que apresenta padrão de autonomia na busca de objetivo e consegue resultado acima da média”, aponta o professor. “Anteriormente, usava-se como base para identificar um profissional para integrar as equipes com um conjunto de habilidades conhecidas como CHA (conhecimento, habilidade e atitude). Atualmente, as exigências foram ampliadas e temos o CHAMA (conhecimento, habilidade, aptidão, motivação e autoconfiança), complementa Bressan.
“É o conjunto de conhecimento, habilidade, aptidão, motivação e autoconfiança que vai apontar o nível de desenvolvimento do integrante para possuir a autonomia necessária para compor uma equipe de alta performance. Também é esse conjunto que vai indicar para o gerente qual o comportamento gerencial necessário em função das características daquela pessoa”, complementa.