O que você precisa para ser um Gestor de Pessoas?

“Para ser um bom gestor de pessoas, o profissional precisa ser estratégico. Ele deve saber o que precisa ser feito e como, para traçar a melhor rota”, explica Roseli de Freitas, professora a Pós-Graduação da Universidade de Sorocaba (Uniso), nos cursos de MBA voltados para a administração.
Para a mestranda em Recursos Humanos, o gestor de pessoas, além de ter conhecimento de ferramentas de solução de problemas, deve ser empático com os membros da equipe, atribuindo responsabilidades e delegando a tomada de decisão pertinente a cada situação.

Como deve atuar esse profissional
De acordo com Roseli de Freitas, o gestor de pessoas precisa estar alinhado com os objetivos da organização e conduzir sua equipe para o caminho traçado por ele mesmo. “Tem que ser equilibrado na forma de trabalhar, o que faz muita diferença entre os gestores. É preciso mobilizar as pessoas para o direcionamento pretendido com a finalidade de atingir o resultado perseguido”, enfatiza.
“Muitos gestores estão focados só em resultado. Eles atuam como um trator, passando por cima da própria equipe, criando inimizade e resistência, e tornando o ambiente de trabalho um local ruim”, indica a professora. “O segredo de um bom gestor é movimentar a equipe, elevando o nível de consciência das pessoas, para que elas se desenvolvam e ofereçam o seu melhor”, conclui.
Roseli destaca que não basta apenas demandar ou delegar. “O gestor precisa saber executar. Ele tem que ser o exemplo. Aquele que nem conhece o que existe para ser feito e como deve ser realizado, não dura no cargo liderando a equipe”, explica.

É preciso contextualizar e trabalhar o coletivo
“As pessoas se tornaram tão individualizadas que não enxergam o coletivo. Quando acontece um evento no quintal do outro, a tsunami é grande lá, mas o indivíduo acha que o que vai chegar até ele é uma marola. Ele não percebe o coletivo”, analisa a professora.
A orientação dela para que o gestor consiga administrar com maior eficiência o pessoal é que contextualize a informação ou a situação que se apresenta.
“Quando os colaboradores têm todas as informações do que acontece na empresa, eles se comprometem. Por exemplo, os colaboradores mais antigos cuidam dos recém-admitidos. O sentimento de posse é inerente ao ser humano, e deter a informação da organização faz com que se sintam pertencentes, responsáveis e integrados”, explica Roseli Freitas.